top of page
Buscar
  • guilherme0583

DataEnv Backup SnapShot: proteção instantânea de operação

Tenha uma imagem instantânea de sua máquina virtual em segundos para proteger suas operações em execução.


A DataEnv fornece para os seus clientes Jobs de SnapShot para serem criados e administrados pelo próprio cliente ou pela equipe de suporte da DataEnv. Através do SnapShot, é possível reverter o estado das máquinas em poucos segundos, diminuindo o tempo de parada em caso de adversidades.


Um SnapShot, ou captura instantânea, é uma cópia virtual dos seus dados. Assim como nos métodos tradicionais, é possível obter e manter vários SnapShots para restaurar um sistema em diferentes pontos no tempo.


Quais as diferenças entre as soluções de proteção de dados, como Backup, Replicação e SnapShot?

Backup

Replicação

SnapShot

O que é?

Cópia de segurança

Cópia do backup para um site diferente

Registro do status de um sistema, aplicação ou arquivo localmente

Uso

Armazenamento de dados a longo prazo e continuidade dos negócios (persistência de dados)

Redundância, alta disponibilidade e recuperação de desastres

Viabilizar a restauração de um sistema, aplicação ou arquivo a um ponto específico

Tempo de restauração em comparação

Alto (a depender do ambiente e do nível de backup a ser restaurado)

Médio

Rápido

O que é possível restaurar?

Máquinas inteiras, volumes, arquivos, estados de sistema

Máquinas inteiras, volumes, arquivos, estados de sistema

Apenas o estado de um sistema, isto é, a máquina como um todo no momento que o snapshot foi executado

Garante persistência de dados?

Sim

Sim

Não



Confira, a seguir, algumas perguntas frequentes sobre SnapShot e aprofunde seu entendimento sobre essa ferramenta:


Posso considerar o SnapShot como um processo consistente de backup?

Não, o SnapShot não deve ser considerado um substituto para um backup completo. O SnapShot é uma facilidade que a tecnologia nos fornece para diminuir o tempo de rollback em certas circunstâncias. Muitas empresas o utilizam de maneira equivocada, como solução de backup. No entanto, ele é mais adequado para casos em que é necessário reverter rapidamente a um estado anterior.


Poderiam detalhar um caso de uso para o SnapShot?

Certamente, um exemplo muito prático seria uma atualização de grande porte em um banco de dados. Recomendamos criar um SnapShot antes dessa atualização. Dessa forma, se a atualização não for bem-sucedida, podemos reverter ao estado anterior da atualização, em questão de segundos, sem a necessidade de recorrer ao backup convencional, que geralmente aumentaria significativamente o tempo de indisponibilidade do recurso.


Consigo criar versionamentos de SnapShot?

Sim, é possível criar várias versões de SnapShot. Porém, sempre recomendamos cautela no uso dessa funcionalidade, pois a criação excessiva de SnapShot pode impactar o desempenho do sistema.


A DataEnv faria a gestão dos SnapShot para a nossa empresa?

Sim, a equipe do NOC da DataEnv está disponível para auxiliar na criação e no agendamento de seus SnapShot através dos canais de atendimento. No entanto, se preferir, é possível você mesmo realizar toda essa gestão dos SnapShots por conta própria.


Os SnapShots são uma ferramenta valiosa para garantir a rápida reversão de sistemas em caso de necessidade, como atualizações críticas ou problemas inesperados. No entanto, é importante compreender suas limitações e usá-los de forma complementar a estratégias de backup mais robustas.


A DataEnv está à disposição para fornecer suporte e gestão de snapshots, mas você também tem a flexibilidade de administrá-los de acordo com suas necessidades específicas. Certifique-se de usar essa poderosa ferramenta de forma inteligente e equilibrada para manter a continuidade de suas operações de maneira eficaz.


18 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page